sábado, dezembro 7FEEPKARATE - Federação Esportiva e Educacional de Karate

A Federação

A FEEPK – Federação Esportiva e Educacional Paulista de Karatê é uma entidade de administração de desporto que visa o desenvolvimento técnico, filosófico, espiritual e mental dos Professores e alunos no intuito de que estes evoluam e cresçam tanto dentro do esporte quanto em suas vidas pessoais.

A FEEPK segue uma linha de pensamento onde todos, Professores, alunos e federação fazem parte de uma mesma Equipe e que a evolução e crescimento desta depende da evolução individual de cada membro e do trabalho em conjunto de todos por todos, ao contrário do preceito adotado por algumas entidades que visa o crescimento de apenas uma ou poucas pessoas e que todas tem que trabalhar para isso sem ter a oportunidade de crescer junto.

Em São Paulo há um grande número de Professores e atletas que se sentem subjugados e desamparados pelas entidades existentes, que para que seja feita a filiação oferecem aos seus filiados igualdade de tratamento, comprometimento, apoio, liberdade para se expressar, entre tantas outras coisas, mas após a filiação nada é cumprido e quando ocorre a cobrança dos seus direitos de filiado são ignorados, isso quando não são punidos ou tem suas imagens completamente denegridas por aqueles dirigentes.

A FEEPK valoriza e incentiva a integração e interação de todos os Professores e alunos filiados com a Federação, através de sugestões e críticas construtivas que nos ajudarão a identificar os erros para podermos evitá-los posteriormente e a corrigir as falhas, melhorando o que pode ser melhorado e eliminando o que não ajuda no nosso desenvolvimento positivo.

A FEEPK tem consciência de que a Alma da Federação são os seus filiados, tanto Professores quanto alunos, e por este motivo a FEEPK visa, além de promover eventos esportivos, a promoção de eventos de formação e capacitação, tais como cursos, palestras, oficinas, entre outros, com responsabilidade e seriedade, no intuito de auxiliar nossos atletas, árbitros e Professores, antes esquecidos e tratados como números, a evoluírem e crescerem, tanto como esportistas e profissionais do Karatê, como espiritualmente.

O Karatê se sustenta em cinco princípios básicos que são:

  1. Esforçar-se para a formação do caráter.
  2. Fidelidade para com o verdadeiro caminho da razão.
  3. Criar o intuito de esforço.
  4. Respeito acima de tudo.
  5. Conter o espírito de agressão.

Estes princípios são difundidos entre todos os Membros da FEEPK, desde Diretoria a Professores e alunos.

A FEEPK foi estruturada segundo a filosofia de Ética e Disciplina do Mestre Funakoshi:

“O respeito máximo, a cortesia e a disciplina, bem assim o respeito às autoridades e aos superiores hierárquicos, são os fundamentos que devem nortear os praticantes do Karatê em todos os seus movimentos (inclusive nos Clubes, nas vias públicas, nas praças de esportes, nas atividades profissionais e especialmente no LAR).

A vaidade, o exibicionismo, a arrogância e o capricho devem ser evitados.

A humildade, a modéstia, a tolerância e a autocrítica, devem ser constantes na conduta diária dos que praticam o Karatê.

Os praticantes de Karatê, especialmente os portadores de graduações de nível superior, deverão cumprir os preceitos do Karatê.

Os karateístas deverão ter bons antecedentes e idoneidade moral ilibada.”

Desta forma FEEPK surge no Cenário Esportivo Estadual e Nacional do Karatê tendo em vista o melhor para todos os Professores e Praticantes desta Arte Marcial.

Conheça a realidade do nosso trabalho e verifique as vantagens em ser um membro da FEEPK, Entidades que aceitam como Parceiros, amigos e Colaboradores todas as entidades e praticantes de Karatê, independente de estilo.

Milton Asada

Presidente FEEPK