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VEJA 5 COISAS QUE MUDAM EM SEU CORPO QUANDO VOCÊ COMEÇA A LEVANTAR PESOS

Levantar pesos pode te ajudar até a dormir melhor – iStock

Você provavelmente já sabe que exercitar-se na academia ou fazer exercícios de peso corporal te deixam mais forte e em forma. Mas o que muitas pessoas não percebem é que o treinamento de força faz muito mais do que isso, tanto pelo corpo quanto pela mente.

“Na verdade, fico muito surpresa quando as mulheres ainda admitem para mim que não praticam nenhum tipo de treinamento com pesos”, disse à Health a treinadora de celebridades e fisiologista de exercícios de Los Angeles, Michelle Lovitt. “Os benefícios vão muito além de obter grandes músculos. Eu encorajo todos a se não se dedicarem apenas às máquinas de cárdio.”

Sentiu curiosidade em saber quais são os benefícios? Confira:

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1. Seu metabolismo acelera

Ter mais músculos transforma seu corpo em uma máquina de queima de gordura. “Construir massa muscular ajuda seu corpo a queimar gordura com mais eficiência em repouso”, explicou Lovitt. “E você simplesmente não desenvolve músculos por meio do cárdio da maneira que faz quando está fazendo o treinamento de força.”

Em outras palavras, quanto mais massa muscular você desenvolve com exercícios de peso corporal ou usando pesos e outros equipamentos de resistência, mais calorias e gordura você queima, mesmo quando está sentado assistindo a um filme ou série, ou grudado na cadeira da sua escrivaninha.

2. Você protege seus ossos

Quer permanecer ativo e sem lesões por toda a vida? O treinamento com pesos é essencial. Um crescente número de pesquisas mostra que fazer exercícios com levantamento de peso pode ajudar a prevenir a perda óssea (ou potencialmente até mesmo construir ossos) e, por sua vez, reduzir o risco de osteoporose e possíveis fraturas no futuro. “De certa forma, você está realmente compensando o envelhecimento”, observa Lovitt.

3. Seu sono pode melhorar

O treinamento de resistência é um remédio natural para problemas de sono. Um pequeno estudo publicado no Journal of Exercise Physiology Online descobriu que idosos que praticaram treinamento de resistência de intensidade moderada por 12 semanas tiveram melhor qualidade de sono, em comparação com idosos que permaneceram sedentários por um período de seis meses.

Confira:

Além do mais, você pode notar que tem melhor energia ao longo do dia ao iniciar o treinamento com pesos.

A advertência: Fazer levantamento de peso sério (pense: fisiculturistas) ou levantamento de peso intenso perto da hora de dormir pode ter o efeito oposto e atrapalhar seu sono ou deixá-lo exausto, aponta Lovitt.

4. Seu raciocínio melhora

O aumento da força muscular pode levar a um melhor funcionamento do cérebro. Na verdade, a pesquisa mostrou que iniciar o treinamento de resistência pode ajudar adultos mais velhos com comprometimento cognitivo leve (MCI) a melhorar a função cognitiva ao longo do tempo.

Um estudo australiano de 2016 dividiu 100 homens e mulheres mais velhos com MCI em dois grupos. Um grupo foi designado para fazer exercícios de resistência duas vezes por semana durante seis semanas, enquanto o outro foi instruído a realizar alongamento sentado e exercícios calistênicos. As pessoas que desenvolveram músculos por meio do treinamento de força também desenvolveram seus cérebros: eles tiveram um desempenho melhor em testes cognitivos do que o grupo de alongamento, e as varreduras mostraram crescimento em áreas específicas de seus cérebros vinculadas a benefícios mentais.

“Quanto mais fortes as pessoas se tornam, maiores são os benefícios para seus cérebros”, disse o autor principal Yorgi Mavros, fisiologista do exercício da Universidade de Sydney, em um comunicado à imprensa na época.

5. Diminui o estresse

Embora a maioria das pesquisas disponíveis sobre os efeitos do exercício no humor se concentre na atividade aeróbica, há estudos voltados para o treinamento de resistência, e descobriram que ele pode ser uma intervenção valiosa para pessoas com ansiedade.

“Comecei a ir para a sala de musculação em um momento da minha vida em que estava extremamente estressada na pós-graduação e precisava de uma válvula de escape”, diz à Health Anna Laura Sommer, 27, personal trainer e treinadora de saúde na Filadélfia. “Isso realmente me ajudou não apenas a me livrar de muitas das minhas preocupações, mas também me ajudou a me tornar parte de uma comunidade.”

Cuidados extras

Gostou de saber de todos os benefícios da musculação? Então, caso queira começar essa prática, lembre-se de sempre procurar um profissional para te ajudar com os exercícios. Dessa forma, você obtém as vantagens e não corre o risco de se lesionar.

Via: Health

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